O PONTO E A VÍRGULA

Sinceramente, ando alarmado. Aliás, acho que os portugueses não têm consciência do que se está a passar. Vou ver se consigo explicar:
Desde os meus tempos da então chamada “escola primária” que o ponto serve, em tudo o que diga respeito a números, para dividir os milhares, e atribuiu-se à vírgula a aliás nobre missão de dividir as décimas. Por exemplo, que nem era necessário, já que os meus leitores são pessoas inteligentes, se não fossem não liam este blogue: 1.234,56. Perfeito! E acho que continua a ser assim.
Por isso, muito alarmado fiquei quando, hoje de manhã, em plena RTP1, uma comentadora se referia a “três ponto quatro milhões de portugueses” o que, nas minhas contas, perfaz qualquer coisa como 3.400.000.000 ou seja, em língua de gente, três mil e quatrocentos milhões de portugueses. É muito português, caramba!!! E eu a pensar que éramos aproximadamente dez milhões… Olha a minha ignorância.
Aliás, essa senhora já me tem pregado alguns sustos; ainda não há muito tempo, falou numa inflação de “dois ponto cinco por cento”, ou seja, dois mil e quinhentos por cento. Só mais tarde é que percebi que que era ignorância da senhora, talvez dislexia; porque ela estava a ler um jornal onde estava escrito “2,5%”. Ou seja, onde estava vírgula leu ponto.
Mas acho que há tratamento para isso…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: