OS PRESÉPIOS PRESIDENCIAIS

Os órgãos de comunicação social têm vindo a dar à estampa a tradicional exposição de presépios da colecção particular da primeira-dama, Maria Cavaco Silva. Parece que é uma tradição, mas eu (confesso) nunca prestei atenção aos locais onde, anualmente, essa exposição tem lugar. Desta vez, porém, fixei: É no Museu da Presidência.

Face à minha notória ignorância, não comento. Mas pergunto:

  • Há só um Museu da Presidência, ou há um museu para cada presidente?
  • Como me parece que a primeira hipótese é a verdadeira: o Museu da Presidência pertence ao presidente em exercício, ou ao Estado?
  • Como me parece que a segunda hipótese é verdadeira: oEstado Português é laico, ou confessional?
  • Como me parece que a primeira hipótese é verdadeira: com que direito uma senhora ocupa um espaço que pertence a um Estado laico, com uma exposição particular que pertence, indubitavelmente, ao mundo confessional?

Claro que posso estar enganado. Mas acho que serei corrigido.

Deixe uma Resposta

