"DOENÇA PROLONGADA"

É costume ouver (atenção: isto é um neologismo, formado pelas palavras ouvir e ver; eu posso ouvir a RFM e ver a RTP1 – o que faço sempre que o padre Borga começa a dar aulas de catequese e/ou a cantar ‘pooonho a mãããão na mão do meu senhoooooor…’ etc. Desligo o som, e limito-me a ver a figura de parvo que é paga com o dinheirode todos nós. E em verdade vos digo que ver é muito melhor que ouver. Mas posso ouver a mesma RTP1 na hora dos “Gato Fedorento”), dizia eu que é costume ouver dizer que o Professor/Doutor/Engenheiro/Intelectual/Político morreu de doença prolongada. O que tem estado a fazer-me comichão por dentro da caixa craniana, que é um sítio onde eu nem posso coçar.
O que é isso, afinal, de
doença prolongada? Pode-se considerar como tal uma gripe que se prolongue por mais de uma semana? E se um “trabalhador” que anda há 10 meses com baixa fraudulenta é atropelado quando acaba de levantar mais um atestado médico e morre, pode-se dizer que morreu devido a doença prolongada?
Ontem, tive ocasião de falar com uma profissional da saúde, que me esclareceu: doença prolongada é um eufemismo (em português: paneleirice) para designar… o cancro. E isto, explicou-me a dita profissional, para não chocar as pessoas, considerando que o cancro pode ser controlado, mas… não tem cura. Portanto: quando alguém morre de doença prolongada tal significa que morreu de cancro.
O que é, quanto a mim, uma discriminação. Então a “doença de Alzheimer” não é, também ela, incurável? E a diabetes? Não é, também, incurável – e até está na lista das doenças crónicas, tal como o cancro? Então, porquê doença prolongada para o cancro, e não para as outras? Será que, teoricamente, ninguém morre de cancro?
A profissional sorriu: “Claro que morrem! Os pobres são cancerosos e acabam por morrer de cancro; os ricos nunca são cancerosos; têm uma neoplasia e morrem de doença prolongada“.
Acho que percebi…

One response to this post.

  1. è só mais uma manifestação de provincianismo serôdio. É como chamar negros aos pretos, qual é a ofensa de dizer preto? O cancro é uma doença como qualquer outra, mata umas vezes, outras não, como tantas. Há anos que penso nisto, doença prolongada, que raio…coroa enxuta

    Responder

Deixe uma Resposta

