AFINAL, ELES SEMPRE ‘ANDEM’ AÍ…

Há mais de dois mil anos que vários espertalhões se anunciam como o “messias”. Muitos deles – ou todos, mesmo – acabaram pendurados em cruzetas. Houve, porém, quem enriquecesse à custa desses desgraçados, prováveis atrasados mentais (ou chico-espertos, nunca se saberá), e esses enriquecimentos têm vindo a aumentar com o passar dos séculos. Não é qualquer um que tem a obscena opulência do Vaticano.

Hoje, já ninguém que se anuncie como “messias”, ou coisa parecida, corre o risco se ser pregado numa cruzeta; o máximo que pode acontecer é ir parar à prisão – mas nem isso, porque as autoridades não estão para se chatear, já que aquela cambada de seguidores idiotas era capaz de provocar um golpe-de-estado.
Vejam o que aconteceu, em Portugal, com a “santa da Ladeira do Pinheiro”: tudo calmo, ninguém se mexeu, nem a Igreja buliu.

E não duvidem de que a verdadeira preocupação do homem da “conferência Episcopal”, que aparece na reportagem, é o aparecimento de um ‘concorrente’.

Mas isto levanta um problema bem mais importante, e que gostaria de ver debatido: o que leva as pessoas a acreditar em burlões, sejam eles de carne-e-osso, de madeira ou de terracota? O que leva essas pessoas (a Costa Rica parece que de “Rica” só tem o nome) a despojar-se dos seus parcos bens para encher os bolsos de padres, bispos, papas, cristos, pastores, profetas, videntes, cartomantes, feiticeiros, macumbeiros e outros vigaristas?

Já agora, para a colecção ficar completa vejam, também, este.

Anúncios

One response to this post.

  1. As religiões têm séculos de experiência em como levar as pessoas a não pensar. Mas às vezes há uns mais espertalhudos que saem do rebanho e e se estabelecem por conta própria. Enfim, ossos do ofício, temos de estar sempre atentos à concorrência.coroa enxuta

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: