CACIQUES E ÍNDIOS

Sem comentários, que deixo à responsabilidade dos leitores,
aqui vai uma cópia de um e-mail que enviei ao
“Provedor do Leitor” do “Jornal de Notícias”.

O “Jornal de Notícias” titulava, na sua edição de hoje (2006/07/18) e na última página: Quase cinco horas barricado depois de disparar seis tiros contra mulher. Depois, o corpo na notícia relatava os acontecimentos, sem – a meu ver, claro! – sombra de pecado. Até que a jornalista tropeçou. Ou alguém a fez tropeçar.
Reza assim, o penúltimo parágrafo (o itálico é meu):
A operação policial envolveu dois comandantes, quatro oficiais, oito chefes e 10 efectivos da PSP. Ao local acorreram dezenas de populares movidos pela curiosidade, que se mantiveram firmes até ao desfecho da situação.
E aqui começam as minhas perplexidades, a saber: se havia comandantes, chefes, oficiais e 10 efectivos, podemos presumir que os restantes elementos não eram efectivos? Contratados a prazo, “free-lancers”, eventuais, trabalhadores “ad-hoc”? Ou será que a senhora jornalista quis estabelecer a diferença entre graduados e não-graduados?
E aqui começa a segunda perplexidade: se havia DEZ
não-graduados e se os restantes, por exclusão de partes, eram graduados (mas todos efectivos, entenda-se), então temos CATORZE graduados a comandar DEZ não-graduados. Ou seja: mais caciques que índios.
Mas, neste ponto, já não atribuo a responsabilidade à senhora jornalista: faz parte
da nossa cultura, e assim continuará a ser “ad aeternum”. Portugal pode ser um país sem recursos materiais; mas em recursos humanos, designadamente em chefes e doutores, ninguém nos leva a palma. Podemos não ter quem queira trabalhar; mas temos – ai temos, pois! – quem queira mandar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s