MITOS DO PORTO

Foto: Tomé Afonso
Não é fácil falar da cidade do Porto; isto porque foram criados mitos acerca da “Invicta” e os mitos não desaparecem com facilidade. Mas não custa nada tentar.
1) – “O Porto é uma cidade suja“.

Nada mais falso! Basta dar uma vista-de-olhos, todas as manhãs pelas ruas do Porto: o “Metro” e o “Destak” cuidadosamente espalhados por tudo quanto é rua, avenida ou viela. Foi o Porto, que deitou os jornais ao chão, mesmo tas trombas da papeleira? Claro que não! Foram pessoas. A conclusão parece-me óbvia: o Porto é uma cidade limpa; algumas pessoas é que nem por isso…
2) – “O
Porto é uma cidade feia“.
Calma..
. Ainda não. O Porto sempre foi uma cidade bonita, e tinha orgulho da sua “sala de visitas”, a bela Avenida dos Aliados. Mas isso foi só até à altura em que alguém começou a pagar a siza… A partir dessa altura, apareceram algumas mudanças que, a meu ver, ainda não conseguiram descaracterizar a cidade. Mas é melhor que deixem de pagar a siza, de contrário ainda havemos de ver a relva do Estádio do Dragão substituída por cubos de granito.
3) – “Não há onde estacionar“.
Outra falácia!
Oh! meus amigos! Que não queiram vir ao Porto, tudo bem, é lá convosco, e eu nada tenho a ver com isso. Agora arranjar a desculpa de que não há estacionamento????
O Porto deve ser, neste momento, a cidade com mais estacionamentos por metro-quadrado. Digo mais: para poder contribuir decisivamente para o equilíbrio financeiro do País, o Porto dispõe de muitos parques subterrâneos, permitindo que o cidadão que, por exemplo, resida na zona do Marquês e queira ir tomar um café ao “Magestic”, não tenha
de se sujeitar aos incómodos e poluentes autocarros, nem ao barulhento “metro”: traz o seu carrinho até à baixa. Pode apanhar engarrafamentos, mas o importante é que está a gastar gasolina, e é aí que o Estado (ou seja, todos nós) vai buscar dinheiro como esterco.
Mas não é obrigado a meter o carro no parque, que é pago (e bem!); tem
passeios, tem a utilíssima invenção chamada “segunda fila”, tem os lugares de estacionamento proibido, de onde o seu carro só será rebocado depois de rebocarem os carros cujos condutores não pagaram o parquímetro. Tem paragens de autocarro, tem passadeiras!!
E vem dizer que não tem onde estacionar???
Só faltava essa…
Por isso, meus pacientes leitores, vamos
desfazer os mitos negativos que ensombram a nossa tão bela, limpa e despoluída Cidade do Porto.

Foto: Tomé Afonso

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: